💻Hospedagem Profissional: https://tkz.link/host
🥰Seja membro do TekZoom: https://www.youtube.com/channel/UCPIAn-SWhJzBilt1MekO4Vg/join
📱Discord do TekZoom: https://discord.gg/xnz3TxFw49
Fala Teker! Eu esperei um bom tempo antes de gravar este vídeo para conseguir entender todas as mudanças que a plataforma Kodular está passando, por isso considero que agora podemos bater um papo sobre todas as mudanças e também falar um pouco sobre a minha opinião.
No início de Julho o pessoal do Kodular informou a mudança na monetização da plataforma e seriam criados dois modelos: o gratuito com muitas limitações e o premium com tudo liberado. Desta forma o modelo anterior que era baseado em revenue share, ou seja, dividir os lucros de publicidade entre o criador do Aplicativo e o Kodular acabou.
Muitos criadores de APPs que utilizavam o Kodular me enviaram mensagens perguntando o que eu achava sobre isso e realmente fiquei bem intrigado com a notícia, pois o Kodular sempre foi conhecido por ser gratuito, mas temos que ver o lado da empresa também.
Manter um servidor, ou melhor, uma estrutura de servidores para uma aplicação do tamanho do Kodular não é barato e no modelo antigo seriam necessários milhares de usuários criando e publicando seus Aplicativos para que o retorno financeiro fosse suficiente para manter tudo no ar.
Nós como usuários da plataforma ficamos tristes, é verdade, mas é muito importante ter a consciência que manter algo deste tamanho no ar para que milhares de pessoas criem seus próprios aplicativos é extremamente custoso e não falo apenas de servidores, mas também das pessoas que estão por trás de tudo, trabalhando e melhorando o Kodular.
É chato? Sim, muito! Mas esse é o mundo onde vivemos e temos que agradecer por ter ferramentas como estas para ajudar qualquer pessoa na criação e desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS.
O mais legal é que ainda existem plataformas e soluções gratuitas, como o APP Inventor que tem o MIT como mantenedor e isso nos dá bastante esperanças que ele continuará gratís por um bom tempo, mas claro, nem tudo são flores, pois não é tão completo quanto o Kodular e seus concorrentes diretos.
A ideia deste TekCast é abrir um debate para falarmos sobre as plataformas No-Code gratuitas e também como este modelo não se sustenta a longo prazo.
Vale a reflexão 🙂
Ajude este conteúdo a chegar a mais pessoas Curtindo e Compartilhando o vídeo 🙂
Ah! Não esqueça também de assinar o canal do TekZoom para ser um Teker e aprender cada vez mais.
Abaixo você encontra todos os links comentados no vídeo:
🔗 Kodular: https://www.kodular.io/
00:00 Será que o Kodular acabou?
00:11 Como ser um(a) Teker
00:58 O Kodular agora é PAGO!
08:20 Considerações finais
📬Advertising: tekzoom@tekzoom.com.br
💬Redes Sociais TekZoom: https://links.tekzoom.com.br
👊Valeu Teker!
#kodular #nocode #freemium